Até 400 GW de energia solar devem ser adicionados no mundo em 2023

A Bloomberg New Finance (BNEF) aumentou a previsão de capacidade adicionada de energia solar no mundo em 2023 para 392 GW. A estimativa original da empresa de pesquisa era de que 316 GW de potência da fonte fossem acrescentadas no ano. O novo número representaria um crescimento anual de 56%.

A revisão foi motivada pela aceleração de instalações, em especial na China, em um cenário de redução de preços de painéis solares. O preço de uma placa solar padrão atingiu a mínima recorde de 16,5 centavos de dólar por watt em agosto e uma maior redução é esperada pela consultoria até o final do ano, chegando a 14,5 centavos de dólar por watt.

A BNEF aponta que os fabricantes de silício policristalino reduziram um pouco a produção e os preços da matéria-prima estabilizaram, mas ainda é esperado um excesso de oferta, com a alta de estoques de módulos fotovoltaicos na Europa e outros grandes mercados.

O estudo ainda destaca que, cada vez mais, usinas de energia solar de pequeno e grande porte estão sendo instaladas em conjunto com sistemas de armazenamento. Essa situação é obrigatória em diversas províncias chinesas e exigida em leilões e licitações de projetos de muitos países.

Fonte: portalsolar.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *